Cada macaco no seu galho? Não para Chicó, um macaquinho curioso, otimista e alegre que vive o dilema entre frear seus desejos ou respeitar sua essência
Conheça Chicó, um macaquinho divertido e questionador. Suas experiências a partir dos quatro anos são narradas na obra Macaquinho Chicó, primeiro lançamento de uma série de livros de comédia, romance e aventura da escritora Scheila Richartz e da ilustradora Natália Hames.
Simplesmente feliz por viver de acordo com a sua essência, Chicó encara o dia a dia sem máscaras e mecanismos de defesa. Conforme se desenvolve, tudo vira pergunta: se algo não pode ser feito, ele precisa entender o motivo.
“Sempre que isso acontecia Chicó ficava muito assustado. As falas de seu pai o deixavam culpado, afinal para ele não havia nada de errado, pular quando comia, se afogar enquanto a comida descia, ficar tonto, todo atrapalhado.” (Macaquinho Chicó)
Chicó é inspirado na observação do desenvolvimento da filha de Scheila, na época com três anos. A história ficou guardada por 14 anos para ser ilustrada por Natália, que agora também tem uma filha com a mesma idade. Juntas, narram por meio da linguagem verbal e não verbal as aventuras de Chicó e também os desafios dos pais nas funções familiares.
Apesar de ser escrita para crianças, Macaquinho Chicó relembra aos pais e educadores as vontades e curiosidades dos pequenos... sensações e memórias muitas vezes esquecidas pelos adultos em meio tanta correria do dia a dia.