Na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição, o GSH Banco de Sangue Hemato funcionará normalmente, atendendo os doadores das 7h às 18h, na Rua Dom Bosco, 723, Boa Vista.
Por se tratar de um feriado longo, o Banco de Sangue pede a colaboração da população para que as pessoas se solidarizem e façam sua doação de sangue antes de viajarem. Para os que ficam na cidade, a dica é aproveitar o dia livre, disponibilizando alguns minutos do seu tempo para efetuarem a sua doação e entrarem nessa corrente do bem pela vida.
A instituição informa que os estoques das bolsas de sangue estão 70% abaixo do ideal, o que proporciona uma cobertura de apenas 6 dias, quando o ideal são 18 para que se possa atender com conforto às demandas dos hospitais.
De acordo com Ana Luiza Araújo, coordenadora regional da captação do Banco de Sangue, essa situação é preocupante, pois tende a se agravar com as férias escolares e as festas de final de ano.
“É um período em que há uma queda acentuada nos estoques sanguíneos, pois muitas pessoas se esquecem de doar sangue. Ao mesmo tempo, aumentam as demandas por transfusões, principalmente em razão dos acidentes de trânsito nas estradas, sem contar os pacientes que já estão internados, em tratamento, e que precisam de bolsas de sangue para sobreviver”, enfatiza a coordenadora.
O GSH Banco de Sangue Hemato atende aos doadores diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Dom Bosco, 723, Boa Vista, telefones: (81) 3972-4050 | WhatsApp: (81) 98107-0076. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.